PRA COMPARTILHAR...

PRA COMPARTILHAR INSPIRAÇÕES, BOAS IDÉIAS, VIAGENS, CULTURA, ENFIM: UM MUNDO BEM BACANA!!

Usuários On Line........

domingo, 20 de outubro de 2013

Shanghai Parte 6 - The Bund e Nanjing Road.

The bund é um termo inglês que significa "cais aterrado ao longo da costa". É localizado na antiga área internacional de Shanghai que corre na margem ocidental do rio Huangpu, de frente para Pudong, que fica na parte oriental.Foi considerado o símbolo de Shanghai por centenas de anos. Reúne ao longo de sua costa 26 prédios com estilos ocidentais diferentes incluindo gótico, barroco, românico e renascentista. Mais recentemente, às margens do rio foi criado um muro para contenção de enchentes. Este muro foi construído de forma a criar um calçadão, onde milhares de pessoas diariamente se reúnem para apreciar, em especial, a grandiosidade da vista de Pudong e a elegância dos prédios do The Bund. Em aproximadamente 1840, The Bund era uma concessão inglesa.e se tornou um grande centro financeiro no início do século passado.Ali se concentraram muitos bancos, imprensa e consulados do mundo inteiro.Como forma de revitalizar turisticamente o The Bund, houve uma reformulação viária e de infra-estrutura, finalmente inaugurada em março de 2010. Ele é chamado por muitos de "museu de arquitetura internacional".

The Bund em 1928. Fonte: Wikipedia.


O calçadão é largo e suspenso, com vários acessos.


A vista de Pudong vista do calçadão. As luzes ainda não estavam totalmente acesas.


O calçadão fica acima desse muro. forrado de flores por quilômetros.



A Arquitetura ocidental do The Bund com ótima iluminação. Na cobertura de muitos prédios existem bares/restaurantes com muita gente bonita, música animada e a vista frontal incrível de Pundong. Esses lugares estão entre os lugares exclusivos mais bonitos do mundo.
Claro que eu cheguei perto do muro pra ver como é que é: revestido de azulejo branco perfurado em círculo onde são  instalados canos de PVC em ângulo. Cada cano tem uma planta com cor diferente, facilmente substituída ,em caso de má conservação, por outra . Simples assim.

Um touro (tal qual o antigo de Wall Street) na calçada do The Bund.
São quilômetros de calçadão suspenso. Então, quilômetros de muro agradavelmente transformados em jardins verticais.

Uma das ruas perpendiculares ao The Bund é a Nanjing Road. Fácil saber qual é: observe o grande número de pessoas que saem de lá e carregadas de sacolas. As lojas funcionam até tarde. 
 Existem grandes lojas de cadeias mundiais. Mas, também, encontramos estabelecimentos como esse que vendem alimentos chineses. Observe os patos ao fundo.




 Nanging Road de dia. Ainda era um pouco cedo. Essa rua fica lotada. O calor estava sufocante ao longo do dia.

 Fugindo do calor, um oásis. Atraídos por um cartaz bacana, fomos ao Charme localizado em uma galeria comercial. Lugar refrigerado e bem frequentado de comida muito boa.
 Água aromatizada.
 Coca-cola  chinesa.
 A comida estava ótima.


Fotos: Luisa Demuth.


O que você achou disso?
Vamos trocar ideias? Deixe seu comentário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos trocar idéias? Deixe seu comentário.......